DBaaS - DataBase as a Service

Banco de dados em nuvem como serviço desempenho, disponibilidade e segurança sem dor de cabeça.

O que é DBaaS, também conhecido como Banco de Dados como Serviço?

DBaaS (Database as a Service) é um serviço de banco de dados executado em uma plataforma de computação em nuvem, provê escalabilidade e alta disponibilidade através de uma camada de softwares e hardwares que são transparentes para o usuário, trazendo assim acesso direto às bases de dados, sem a necessidade de manutenção da camada sistema do banco de dados ou do hardware físico e suas configurações.

Essa é uma abordagem mais estruturada em comparação com o armazenamento como serviço e, na sua essência, é realmente uma oferta de software como serviço (SaaS), mas com uma abordagem baseada em dados. Nesse modelo, o pagamento pode ser cobrado de acordo com a capacidade utilizada, os recursos e o uso das ferramentas de administração do banco de dados.

Na configuração DBaaS, a maioria das tarefas administrativas são gerenciadas pelo provedor de nuvem enquanto o cliente pode se concentrar em usar o serviço. Existem dois modelos de ambiente de banco de dados em nuvem, a saber, modelo de nuvem tradicional e banco de dados como serviço (DBaaS).

No modelo de nuvem tradicional, o banco de dados de conteúdo será executado na infraestrutura da empresa e será de responsabilidade da equipe de TI da empresa. Por outro lado, o DBaaS é executado na infraestrutura do provedor de nuvem e ele (o fornecedor) será o responsável por qualquer contratempos ou falhas, caso ocorram.

O provedor de nuvem assume a responsabilidade total de lidar com a infraestrutura do banco de dados do cliente, deixando se concentrar nas operações e nos objetivos de negócios. Aqui estão as principais vantagens dos bancos de dados em nuvem:

  • Elimina a infraestrutura física  - é responsabilidade do provedor de nuvem manter o banco de dados, fornecer armazenamento e outra infraestrutura;
  • Manutenção da infraestrutura – a instalação, configuração de hardware, provisionamento de discos e configurações de rede no banco de dados em nuvem são feitas pelo provedor de nuvem;
  • Escalabilidade – o DBaaS permite escalabilidade automática na maioria das vezes, durante o horário de pico de negócios ou picos inesperados durante festivais e dias especiais;
  • Otimização de custos – além do dimensionamento sob demanda, a redução de custos para as empresas é outra vantagem, porque elas não precisam mais se preocupar com custos operacionais ou com a atualização da infraestrutura, porque tudo isso será feito pelo provedor da nuvem;
  • Segurança e a conformidade – exigem um recurso qualificado para garantir que todos os dados estejam intactos e protegidos. Os provedores de nuvem também oferecem diferentes medidas de segurança, como tecnologia de criptografia e VPC para proteger seu banco de dados nativo de seu data center;
  • Disponibilidade de tecnologia mais recente – as empresas não precisam mais se preocupar em gastar com compra de novas tecnologias e treinamento da equipe técnica porque a atualização da infraestrutura é de responsabilidade do fornecedor da nuvem.

Tendo isso em mente, vamos dar uma olhada em alguns provedores com serviços de bancos de dados em nuvem para o seu negócio:

Amazon Web Services

Amazon é um dos primeiros na lista de serviços de banco de dados em nuvem e inclui uma variedade de serviços, incluindo NoSQL (oferecendo leitura rápida, desempenho de gravação, dimensionamento ilimitado, alta disponibilidade e flexibilidade de esquema), solução de data warehouse em escala de petabyte e serviços de cache na memória.

Os principais serviços de banco de dados da AWS são:

  • Amazon RDS – para bancos de dados relacionais
    • MSSQL, Oracle, MySQL, PostgreSQL
  • Amazon Redshift – um data warehouse – um serviço de integração de dados para facilitar o gerenciamento de dados em grande escala como petabytes;
  • Amazon DynamoDB – com seus serviços de banco de dados NoSQL gerenciados;
  • Amazon ElastiCache – fornece serviço de cache in-memory.

Além disso, a AWS oferece serviços de migração de banco de dados, tornando mais fácil e barato migrar para a nuvem e com tempo de inatividade zero. O AWS pode ser gerenciado e instalado rapidamente em minutos. Veja com mais detalhe os serviços de banco de dados AWS.

Microsoft Azure

As vantagens de ter o Azure incluem escalabilidade com absolutamente nenhum tempo de inatividade, proteções de segurança integradas, ajuste automatizado, recursos de multi locação e suporte para ferramentas de desenvolvimento. Ele torna a construção e implantação de aplicativos mais fácil, permitindo que os desenvolvedores os monitorem com facilidade.

Como o Microsoft Azure oferece suporte a duas implementações diferentes baseadas em nuvem, é muito parecido com a Amazon e oferece bancos de dados SQL e NoSQL:

  • Banco de dados SQL – os desenvolvedores de SQL podem trabalhar facilmente com o SQLCMD ou com o SQL Server Management Studio ao trabalhar com o SQL Azure. E a melhor parte do Azure é que ele é uma ótima opção para pessoas que odeiam configurar o SQL Server e desejam se livrar da administração física;
  • Microsoft Azure DocumentDB – é um serviço de banco de dados de documentos NoSQL que oferece suporte a JSON e Javascript. Os recursos do Microsoft Azure DocumentDB incluem escalabilidade ilimitada, consistência de alto nível e recursos de replicação global louváveis. Além disso, oferece latências de 15 milissegundos nas gravações (pelo menos 99% do tempo) e latências de 10 milissegundos nas leituras. Conseqüentemente, Document DB é otimizado para gravação; mecanismo de banco de dados sem travas que oferece unidades de estado sólido de alto desempenho para a nuvem.

Google

Cloud SQL – pode gerenciar bancos de dados MySQL e PostgreSQL, o Cloud SQL com seus bancos de dados relacionais e uma ferramenta de análise Big Query pode facilmente executar consultas em grandes conjuntos de dados armazenados na nuvem para o Google Cloud Platform.

É fácil de configurar, gerenciar, manter e administrar. O Cloud SQL é a resposta para desenvolvedores que procuram a melhor opção para economizar tarefas demoradas, como aplicar patches e atualizações, gerenciar backups e muito mais.

Os desenvolvedores podem se concentrar na construção de ótimos aplicativos e, como o Cloud SQL usa protocolos de fio padrão, conectar qualquer aplicativo de qualquer lugar se torna mais fácil. O banco de dados também oferece suporte a recursos comuns de MySQL ou PostgreSQL, com apenas algumas diferenças.

Oracle

Oracle Database as a Service – os desenvolvedores corporativos também estão cientes dos recursos dos bancos de dados Oracle em data centers. Tendo isso em mente, a Oracle lançou sua tecnologia de banco de dados em uma base SaaS. Ele pode suportar cargas de trabalho de qualquer tamanho, desde o desenvolvimento até os testes, e ainda fornecer criptografia de segurança de alto nível abrangendo várias camadas.

Além de fornecer flexibilidade, opções de gerenciamento e várias edições, a outra vantagem observada do banco de dados Oracle é que os desenvolvedores podem colocá-lo em funcionamento em poucos minutos. Você também pode adicionar capacidade sob demanda, aumentando sua escala. Portanto, à medida que sua empresa cresce desde o início até uma grande empresa, a Oracle acompanha você dimensionando as cargas de trabalho de OLTP e Data Warehouse de acordo com os requisitos.

Conclusão

Os bancos de dados em nuvem são extremamente importantes para reduzir as complexidades de TI e ajudar as empresas a focar em seu negócio.

Além de lidar com a instalação, manutenção e dimensionamento de infraestruturas de TI, as atualizações constantes por provedores em nuvem tornam mais fácil para as empresas reduzir os custos operacionais sem comprometer a segurança e a qualidade. Flexibilidade, agilidade e economia de custos são os três principais fatores pelos quais o banco de dados em nuvem se tornou forte no mercado.