Openstack Cloud

OpenStack o que é?

OpenStack é um orquestrador de nuvem de nuvem de código aberto e é empregado para desenvolver ambientes de nuvem pública e privada. Composto por vários microsserviços interdependentes , ele oferece uma camada IaaS que está pronta para produção para máquinas virtuais e aplicativos. O OpenStack, desenvolvido pela primeira vez como uma infraestrutura em nuvem em julho de 2010, foi um produto do esforço conjunto de muitas empresas, incluindo NASA e a Rackspace.

Com todo o esforço empregado na plataforma de OpenStack hoje é possível comparar algumas de suas principais funções com nuvens públicas de hiperescala como por exemplo a AWS.

OpenStack vs AWS

Comparação detalhada dos serviços oferecidos

Tanto o OpenStack quanto a AWS são gigantes da computação em nuvem e atende grandes empresas em todo o mundo.

O Amazon Web Services, lançado em 2002, certamente é mais popular do que o OpenStack, mas, nos últimos anos, o antigo software de computação em nuvem testemunhou um sucesso sem precedentes e demonstrou maior versatilidade. Ainda é uma questão de debate qual deles é a melhor escolha. Mas lembrem que a Amazon AWS possui uma proposta um pouco diferente, até pelo seu modelo de negócios.

Quando você leva em consideração a qualidade dos serviços oferecidos por ambas as plataformas de computação em nuvem – OpenStack e AWS, percebe que realmente depende da necessidade de cada empresa.

Uma tabela de comparativa com base nos serviços oferecidos por OpenStack e AWS é fornecida a seguir.

Tabela comparativa de serviços OpenStack vs AWS

OpenStack vs AWS

Concluindo esta comparação AWS vs OpenStack, OpenStack certamente não possui alguns dos aplicativos AWS pré-instalados e configurações, como o excelente módulo de segurança. Isso não significa que não seja atraente para o usuário, um grande número de empresas ainda pode criar seus próprios sistemas e executá-los de acordo com o OpenStack.

Posto isto, ambas as plataformas oferecem serviços semelhantes e tudo se resume ao fator de usabilidade e integração da aplicação com as necessidades organizacionais. O OpenStack, por um lado, oferece melhor resiliência e maior lucratividade corporativa com sua rede de estrutura aberta; A AWS atrai startups, pequenas e médias empresas de TI devido às ofertas e suporte flexível ao cliente.

Você pode até escolher usar ambas as plataformas ao criar uma nuvem híbrida; no entanto, ainda dependerá do que você pretende alcançar.

Gerenciamento de Serviços Cloud