Case: Afilio

Migração para AWS reduziu 35% dos custos de Infraestrutura

A Afilio, empresa focada em marketing de performance, migrou para a nuvem da Amazon Web Services (AWS) por meio da Mandic Cloud Solutions, empresa brasileira especializada em serviços profissionais em cloud com ofertas que contemplam consultoria, implantação, migração e gerenciamento de nuvem privada, pública e híbrida; automação em DevOps; engenharia de dados e analytics; entre outras soluções exclusivas. A companhia possui as principais certificações de qualidade, como ISO 20.000 e PCI-DSS e é reconhecida como AWS Managed Service Provider (MSP).

Anteriormente, a empresa tinha sua infraestrutura baseada em um data center na Europa e gostaria de migrar este workload para a AWS seguindo as práticas de arquitetura definidas pelo Well-Architected Framework. Dentre os requisitos do projetos é possível destacar os seguintes:

  • Arquitetura segura, escalável e disponível
    Implementar uma arquitetura na AWS seguindo os padrões do WAF, visando atender diferentes pilares de qualidade
  • Infraestrutura como código e imutável
    Utilizar ferramentas de infraestrutura como código para criar e operar o ambiente de forma fácil e controlada
  • Processos automatizados
    Implementar pipelines de deployment para a aplicação atingir o ambiente de produção de forma repetível e segura

Desafios

  • Migrar aplicação para AWS
  • Obter ganhos de qualidade de serviço
  • Obter melhor time-to-market
  • Indisponibilidade em picos de acessos (Black Friday)
  • Má qualidade dos serviços do DC
  • Processos de deployment manuais

Solução Proposta

  • Utilizar infraestrutura como código e infraestrutura imutável para migrar o ambiente, baseando-se nos padrões definidos pelo AWS Well-Architected Framework
  • Implementar pipelines de CI/CD para a aplicação

Impacto

  • Arquitetura escalável e com alta disponibilidade
  • Infraestrutura segura
  • Processos de deployment automatizados
  • Visibilidade de segurança e performance da aplicação

Inicialmente a Mandic Cloud Solutions, referência brasileira em gestão de cloud corporativa e parte do AWS Partner Network (APN) com nível Advanced, realizou um análise  da arquitetura atual da aplicação na Afilio. Foram identificados que serviços da AWS seriam necessários para replicar a arquitetura. Apresentados  alguns pontos de melhorias, foi iniciado este cenário de backlog para execução da migração.

Implementar uma pipeline de deployment para a aplicação foi  essencial para permitir a evolução do software.

Como os serviços da AWS foram usados na solução

Na arquitetura proposta pela Manidc Cloud, algumas aplicações antes instaladas em servidores e gerenciados manualmente foram substituídos por serviços gerenciados pela própria AWS, resultando em  uma gestão mais simples e com alta disponibilidade.

  • FTP → AWS Transfer for SFTP
  • S3
  • Banco de dados → RDS
  • Memcached → ElastiCache
  • VPN na cliente → Client Endpoints (OpenVPN gerenciado pela AWS)
  • Pool de WebApplication estático → Auto Scaling Group + Elastic Load Balancer
  • Deploy via shell script → CodePipeline, CodeCommit, CodeDeploy
  • CDN
  • WAF

Resultados

Desempenho do Sistema

Ocorreu uma melhora significativa na  performance da aplicação com o uso de serviços gerenciados da AWS, como Auto Scaling Groups, S3 e RDS.

Disponibilidade

A implantação do projeto seguiu os padrões de arquitetura definidos pelo Well-Architected Framework, que converteu-se em um no alto nível de disponibilidade geral da aplicação. O uso de escalonamento horizontal permite aumentar e diminuir o poder de processamento conforme a demanda.

Processos automatizados

A equipe de implantação da Mandic Cloud utilizou  os serviços de pipeline da AWS para automatizar os processos de deployments da aplicação. O CodeCommit foi usado como repositório de código e um disparo automático foi configurado no CodePipeline sempre que um commit era feito na branch master. Como a aplicação é desenvolvida em PHP, não há necessidade de utilizar o CodeBuild para realizar o build da aplicação, pois o  CodeDeploy foi formatado para atualizar a aplicação nas máquinas de um pool de Auto Scaling utilizando a estratégia de in-place deployment.

Infraestrutura como código e imutável

A infraestrutura de código aberta, Terraform, foi provisionada para a criação da infraestrutura necessária para a aplicação. As ferramentas Packer e Ansible foram formatadas para criar golden images com as dependências necessárias para o funcionamento da aplicação e realização do tuning de sistema operacional.

Segurança

Diversas ferramentas são usadas para garantir que o ambiente permaneça seguro. A configuração de NACLs, Security Groups e CloudFront com WAF permite atingir um alto nível de segurança para toda a arquitetura e o aplicativo de software, o Client VPN,  garante o acesso aos serviços privados provisionados de forma segura.

Redução de custos

Segundo a Afilio, os custos com a infraestrutura anterior foram reduzidos em 35%.

Depoimento

"Os benefícios foram além do fuso horário que dificultava as transações e comunicação, mas com a mudança do workload para AWS ganhamos em autonomia e agilidade, pois é possível entrar em contato diariamente com o time da Mandic Cloud, além de realizar todas as tratativas, na língua portuguesa"
Felipe de Oliveira, CTO da Afilio

Fale Conosco

Onde quer que você esteja em sua jornada para cloud, temos a experiência e o conhecimento para transformar seu negócio. Por mais de 30 anos, a Mandic tem ajudado organizações complexas e de alto padrão a adotar tecnologias de ponta para resolver desafios e criar novas oportunidades.
Deixa a complexidade com a Mandic e concentre-se no seu negócio. Nós entraremos em contato com você o mais rápido possível!
Sou cliente e preciso de ajuda clique aqui.
Para sugestões, dúvidas e Reclamações clique aqui. .
Utilize o campo de mensagem para descrever suas dúvidas.
ATENÇÃO!

1) Dúvidas técnicas e de cobrança NÃO SERÃO respondidas nesse canal.

2) Acesse a nossa Wiki ou abra um Chamado

3) Sempre utilize os canais oficiais:
 ou 

Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Ao enviar este formulário, você concorda com nossas Políticas de Privacidade e que os dados coletadas podem ser processados e armazenadas para que nós possamos atendê-los de acordo. Por favor, verifique nossa Política de Privacidade para mais detalhes.
Vamos Conversar