Case: KOIN

Automação de nuvem AWS com gestão Mandic Cloud

Fintech dobra de tamanho e conta com o apoio da Mandic Cloud para gerenciar ambiente AWS

A KOIN é uma fintech de pagamento que simplifica o processo de compra de modo pós-pago para empresas e consumidores. Tem como objetivo oferecer opções de pagamento que atendam às necessidades e demandas da população. Está em sua essência, inovar em seus serviços financeiros por acreditar que a diferenciação está não somente em novas soluções, mas na experiência proporcionada ao cliente. Para isso, o foco não foi somente a tecnologia, mas as pessoas e os processos. Assim, a KOIN percebeu a necessidade de amadurecer sua cultura digital, escolheu um parceiro AWS para garantir análise do ambiente de TI, consultoria e implantação para estabelecer uma cultura Devops fundamentada.

Desafio

  • Suportar a estratégia de crescimento com o uso de tecnologia e inteligência de mercado;
  • Contar com um parceiro AWS para melhorar a gestão de contas de produção, homologação e desenvolvimento;
  • Ganhar velocidade e confiança no restabelecimento de componentes necessários no dia a dia operacional;
  • Desenvolver uma cultura digital que favorecesse atitudes alinhadas com valores ágeis, em especial em acessos e rotinas.

Solução

  • Gestão das contas AWS (Amazon Web Services);
  • Automação de ambientes com uso de ferramentas como Terraform e Ansible, automação de deploys com Jenkins e Maven;
  • Criação e configuração de um Disaster Recovery para recuperação ou proteção do funcionamento de infraestruturas tecnológicas vitais;
  • Aplicação de práticas de segurança na configuração de novos meios de acesso;
  • Estabelecimento de conceitos e atitudes alinhadas à cultura devops com times técnicos (dev e ops) bem como os administrativos com treinamentos e encontros, como calls, tech talks, meetups, entre outros.

Impacto

  • Tempo de resposta chega a 4 segundos no processo de análise de crédito dos consumidores que não precisam colocar dados sensíveis – a plataforma utiliza os mesmos dados da transação de compra – e alimenta o motor de risco para avaliar possibilidades de crédito e fraude, dando o retorno por telefone ao usuário;
  • Do ponto de vista técnico, com o estabelecimento de uma cultura ágil entre equipes e áreas, a segregação e gestão de contas AWS bem como ambientes fizeram com que times subissem logs em até 4 horas para serem restabelecidos em casos de necessidade, fato que antes levava em torno de 1 semana.

O principal impacto do trabalho iniciado em outubro de 2018 pela empresa especializada em gestão de cloud corporativo, Mandic Cloud Solutions, foi entregar uma infraestrutura totalmente flexível, segura e escalável que atendesse à nova etapa de amadurecimento da cultura digital da empresa que completou seis anos. “Nós ‘desburocratizamos’ alguns processos da KOIN para ajudá-la a fornecer uma boa experiência na interface com a plataforma que é apresentada ao cliente final”, explica o scrum master Mauricio Nakabayashi da Mandic Cloud.

Foi necessário rever processos internos da KOIN e investir em um projeto de automação dos ambientes gerenciados na nuvem da Amazon Web Services (AWS). No total, foram necessários o envolvimento de 10 profissionais, sendo 4 do time interno da KOIN e os demais especialistas da Mandic Cloud que atuaram direta e indiretamente em equipes técnicas e de negócios, organizados por funções multidisciplinares e autônomas para arquitetar, implantar, gerenciar e operacionalizar o projeto.

A parceria com a Mandic Cloud vai além, pois a empresa nos ajudou trazendo conhecimento técnico sobre as melhores práticas de mercado, além de termos participado de tech talks para troca de experiências com os profissionais da empresa”, complementa Mello.

Atualmente, a KOIN possui uma base de 250 mil clientes e já realizou mais de 500 mil transações desde que foi criada. Em janeiro de 2018, a fintech recebeu um aporte no valor de R$ 15 milhões da Corporação Financeira Internacional (IFC), membro do Grupo Banco Mundial.

Depoimento

"Contamos com o apoio de profissionais altamente capacitados da Mandic Cloud Solutions para seguir com o plano de ser o meio de pagamento mais simples, rápido e seguro do mercado."
Marcos Mello, gestor de TI da KOIN

Clientes e Cases de sucesso na nuvem

Serviços de Nuvem Mandic Case: Afilio
Case: Afilio
Desafio:

- Migrar aplicação para AWS - Obter ganhos de qualidade de serviço - Obter melhor time-to-market - Indisponibilidade em picos de acessos (Black Friday) - Má qualidade dos serviços do DC - Processos de deployment manuais

Resultado:

- Arquitetura escalável e com alta disponibilidade - Infraestrutura segura - Processos de deployment automatizados - Visibilidade de segurança e performance da aplicação

Serviços Nuvem Mandic Case: Diin
Case: Diin
Desafio:

Suportar o ritmo de crescimento acelerado; Garantia de disponibilidade aos clientes; Reduzir volume de trabalho para equipe focar no negócio.

Resultado:

Infraestrutura 100% baseada em código; arquitetura em microsserviços; sustentação do ambiente AWS; competitividade para a empresa.

Serviços Profissionais em Cloud

Com entrega de consultoria baseada nos principais métodos e práticas de mercado, os Especialistas Mandic Cloud evidenciam e aceleram os resultados e impacto de transformação da área de tecnologia nas empresas com planejamento, implantação/migração e sustentação de workloads com gerenciamento na nuvem com o uso de automação, melhores práticas em DevOps e Engenharia de Dados para a Transformação Digital dos negócios.

Fale com o Comercial

Os Arquitetos de Soluções em Cloud Computing estão aguardando seu contato para auxiliar sua empresa a obter o máximo de benefícios da tecnologia de Computação em Nuvem, com uma proposta comercial adequada para o seu segmento de negócio! Preencha o formulário a seguir e receba o contato de um Especialista Mandic.
Canal Exclusivo para contratação de Serviços de Nuvem.
Sou cliente e preciso de ajuda clique aqui.
Para sugestões, dúvidas e Reclamações clique aqui. .
Utilize o campo de mensagem para descrever suas dúvidas.
ATENÇÃO!

1) Dúvidas técnicas e de cobrança NÃO SERÃO respondidas nesse canal.

2) Acesse a nossa Wiki ou abra um Chamado

3) Sempre utilize os canais oficiais:
 ou 

Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Ao enviar este formulário, você concorda com nossas Políticas de Privacidade e que os dados coletadas podem ser processados e armazenadas para que nós possamos atendê-los de acordo. Por favor, verifique nossa Política de Privacidade para mais detalhes.