Case: KOIN

Automação de nuvem AWS com gestão Mandic Cloud

Fintech dobra de tamanho e conta com o apoio da Mandic Cloud para gerenciar ambiente AWS

A KOIN é uma fintech de pagamento que simplifica o processo de compra de modo pós-pago para empresas e consumidores. Tem como objetivo oferecer opções de pagamento que atendam às necessidades e demandas da população. Está em sua essência, inovar em seus serviços financeiros por acreditar que a diferenciação está não somente em novas soluções, mas na experiência proporcionada ao cliente. Para isso, o foco não foi somente a tecnologia, mas as pessoas e os processos. Assim, a KOIN percebeu a necessidade de amadurecer sua cultura digitalescolheu uma empresa parceira AWS para garantir análise do ambiente de TI, consultoria e implantação para estabelecer uma cultura Devops fundamentada, a Mandic Cloud Solutions – especializada em serviços profissionais em cloud com ofertas que contemplam consultoria, implantação, migração e gerenciamento de nuvem privada, pública e híbrida; automação em DevOps; engenharia de dados e analytics; entre outras soluções exclusivas. A companhia possui as principais certificações de qualidade, como ISO 20.000 e PCI-DSS e é reconhecida como AWS Managed Service Provider (MSP).

Desafio

  • Suportar a estratégia de crescimento com o uso de tecnologia e inteligência de mercado;
  • Contar com um parceiro AWS para melhorar a gestão de contas de produção, homologação e desenvolvimento;
  • Ganhar velocidade e confiança no restabelecimento de componentes necessários no dia a dia operacional;
  • Desenvolver uma cultura digital que favorecesse atitudes alinhadas com valores ágeis, em especial em acessos e rotinas.

A fintech de meios de pagamento confiou à Mandic Cloud Solutions o projeto de automação dos ambientes gerenciados na nuvem da AWS. Para Otávio Souza, líder de produtos da Koin, o diferencial é o processo consultivo prestado pela Mandic Cloud que atua como um parceiro de negócios. A consultoria dada garante uma previsibilidade do que está acontecendo no mercado, permitindo, assim, à fintech, antecipar possíveis problemas tanto no curto, no médio e no longo prazo.

Para atender as demandas de negócios com um processo seguro, flexível e escalável, foi preciso atuar nos ambientes sensíveis de tecnologia e infraestrutura em nuvem, permitindo à Koin ter um menor “time do market” ao contrário dos bancos, que tendem a levar mais tempo para concretizar iniciativas de inovação.

Neste sentido, a expansão da Koin sem automação abriria vulnerabilidades importantes e colocaria toda a operação em um nível de risco inaceitável. Para a fintech, um dos desafios foi estabelecer uma boa experiência na interface com a plataforma para criar uma relação de longo prazo e ainda mais de confiança com o cliente. Outro ponto importante foi a melhoria do tempo de resposta durante a análise de crédito, com as condições de não expor dados financeiros, sem preenchimento de formulários ou outros vínculos.

Solução

  • Gestão das contas AWS (Amazon Web Services);
  • Automação de ambientes com uso de ferramentas como Terraform e Ansible, automação de deploys com Jenkins e Maven;
  • Criação e configuração de um Disaster Recovery para recuperação ou proteção do funcionamento de infraestruturas tecnológicas vitais;
  • Aplicação de práticas de segurança na configuração de novos meios de acesso;
  • Estabelecimento de conceitos e atitudes alinhadas à cultura devops com times técnicos (dev e ops) bem como os administrativos com treinamentos e encontros, como calls, tech talks, meetups, entre outros.

Os principais benefícios à Koin trazidos pelas iniciativas implementadas pela Mandic foram: ambientes mais seguros com menos possibilidades de ataques ou vulneráveis a erros; revisão de segurança e melhor gestão de TI; estabelecimento de uma cultura de devops; aumento da eficiência da arquitetura de TI; realização de deploys em segundos, sem intervenção manual; eliminar problemas de qualidade por erros de configuração; implantação de auto-scalling nas instâncias de API; integração e evolução conjunta dos times de dev (desenvolvimento) e ops (operações); implantação de ferramental, utilizando solução Terraform – uma tecnologia inovadora que proporciona agilidade e rapidez para criar ambientes com provisionamento de infraestrutura automatizada (infraestrutura como código).

Impacto

  • Tempo de resposta chega a 4 segundos no processo de análise de crédito dos consumidores que não precisam colocar dados sensíveis – a plataforma utiliza os mesmos dados da transação de compra – e alimenta o motor de risco para avaliar possibilidades de crédito e fraude, dando o retorno por telefone ao usuário;
  • Do ponto de vista técnico, com o estabelecimento de uma cultura ágil entre equipes e áreas, a segregação e gestão de contas AWS bem como ambientes fizeram com que times subissem logs em até 4 horas para serem restabelecidos em casos de necessidade, fato que antes levava em torno de 1 semana.

O principal impacto do trabalho iniciado em outubro de 2018 pela empresa  Mandic Cloud, referência em gerenciamento de nuvem, DevOps e líder brasileira em gestão de cloud corporativa, além de ser parte do AWS Partner Network (APN) com nível Advanced, foi entregar uma infraestrutura totalmente flexível, segura e escalável que atendesse à nova etapa de amadurecimento da cultura digital da empresa que completou seis anos.

Nós ‘desburocratizamos’ alguns processos da KOIN para ajudá-la a fornecer uma boa experiência na interface com a plataforma que é apresentada ao cliente final”, explica o scrum master Mauricio Nakabayashi da Mandic Cloud.

Foi necessário rever processos internos da KOIN e investir em um projeto de automação dos ambientes gerenciados na nuvem da Amazon Web Services (AWS). Do ponto de vista técnico, houve segregação e gestão de contas AWS VPNs, com grupos e gestão de contas separadas, além de uso das melhores práticas de uma AWS VPN para uma conta única AWS, deixando totalmente apartado o ambiente de produção, com facilidade à operação e à comunicação entre contas por intermédio de AWS VPNs (Virtual Private Network  ou Rede Privada Virtual). Já a parte de automação, utilizou-se CodeCommit e S3. A reestruturação auxiliou no crescimento da fintech, dobrando seu número de colaboradores de 35 para 65 pessoas focadas na melhor experiência para o seu usuário.

No total, foram necessários o envolvimento de 10 profissionais, sendo 4 do time interno da KOIN e os demais especialistas da Mandic Cloud que atuaram direta e indiretamente em equipes técnicas e de negócios, organizados por funções multidisciplinares e autônomas para arquitetar, implantar, gerenciar e operacionalizar o projeto.

A parceria com a Mandic Cloud vai além, pois a empresa nos ajudou trazendo conhecimento técnico sobre as melhores práticas de mercado, além de termos participado de tech talks para troca de experiências com os profissionais da empresa”, complementa Mello.

A Mandic Cloud teve influência direta nos resultados por proporcionar à Koin uma estrutura flexível e escalável, acelerando velocidade na entrega de produtos, com viabilização de testes e melhorias constantes de soluções e serviços oferecidos aos seus clientes.

Atualmente, a KOIN possui uma base de 250 mil clientes e já realizou mais de 500 mil transações desde que foi criada. Em janeiro de 2018, a fintech recebeu um aporte no valor de R$ 15 milhões da Corporação Financeira Internacional (IFC), membro do Grupo Banco Mundial.

Depoimento

"Contamos com o apoio de profissionais altamente capacitados da Mandic Cloud Solutions para seguir com o plano de ser o meio de pagamento mais simples, rápido e seguro do mercado."
Marcos Mello, gestor de TI da KOIN

Clientes e Cases de sucesso na nuvem

Serviços de Nuvem Mandic Case: Fulltime
Case: Fulltime
Desafio:

Modelo de contratação AWS não era compatível com o aumento de 4 a 5 mil equipamentos instalados por mês, com 2 a 4 mil inputs por segundo no banco de dados; desgaste no relacionamento e empecilhos no trabalho do time de negócios da Fulltime no foco de suas ofertas.

Resultado:

Com o diagnóstico, revisão do modelo de contratação AWS; atualização de serviços de dados serverless na AWS para ter uma maior flexibilidade e elasticidade no ambiente, e reduzir a complexidade de administração e os custos de operação.

Serviços Nuvem Mandic Case: Afilio
Case: Afilio
Desafio:

- Migrar aplicação para AWS - Obter ganhos de qualidade de serviço - Obter melhor time-to-market - Indisponibilidade em picos de acessos (Black Friday) - Má qualidade dos serviços do DC - Processos de deployment manuais

Resultado:

- Arquitetura escalável e com alta disponibilidade - Infraestrutura segura - Processos de deployment automatizados - Visibilidade de segurança e performance da aplicação

Serviços Profissionais em Cloud

Com entrega de consultoria baseada nos principais métodos e práticas de mercado, os Especialistas Mandic Cloud evidenciam e aceleram os resultados e impacto de transformação da área de tecnologia nas empresas com planejamento, implantação/migração e sustentação de workloads com gerenciamento na nuvem com o uso de automação, melhores práticas em DevOps e Engenharia de Dados para a Transformação Digital dos negócios.

Fale com o Comercial

Os Arquitetos de Soluções em Cloud Computing estão aguardando seu contato para auxiliar sua empresa a obter o máximo de benefícios da tecnologia de Computação em Nuvem, com uma proposta comercial adequada para o seu segmento de negócio! Preencha o formulário a seguir e receba o contato de um Especialista Mandic.
Canal Exclusivo para contratação de Serviços de Nuvem.
Sou cliente e preciso de ajuda clique aqui.
Para sugestões, dúvidas e Reclamações clique aqui. .
Utilize o campo de mensagem para descrever suas dúvidas.
ATENÇÃO!

1) Dúvidas técnicas e de cobrança NÃO SERÃO respondidas nesse canal.

2) Acesse a nossa Wiki ou abra um Chamado

3) Sempre utilize os canais oficiais:
 ou 

Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Ao enviar este formulário, você concorda com nossas Políticas de Privacidade e que os dados coletadas podem ser processados e armazenadas para que nós possamos atendê-los de acordo. Por favor, verifique nossa Política de Privacidade para mais detalhes.