Case: Printi

Construção de um ambiente de TI escalável

Printi aumenta taxa de conversação em seu e-commerce com migração tecnológica

Fundada em 2012, a gráfica online Printi possui um modelo de negócios disruptivo e tem na tecnologia o seu diferencial competitivo, já que todas as máquinas de impressão estão conectadas à internet e a rede também é o seu principal canal de vendas. Na loja online, o próprio cliente customiza seu pedido – entre os itens estão, cartão de visita, caneta e camiseta – que é enviado automaticamente para a impressora, sem interação humana.

Anteriormente, a Printi não possuía um ambiente escalável e em situações com um grande número de visitas, o ambiente corria risco de indisponibilidade, podendo afetar também os processos de impressão. A instabilidade podia gerar falhas operacionais que impactavam diretamente a experiência dos consumidores com a companhia.

A Printi entendeu que tanto na Black Friday, como na operação rotineira, ter estabilidade é a palavra de ordem.

A Black Friday está ganhando cada vez mais força no mercado brasileiro e segundo dados da Ebit, em 2017, o faturamento foi R$ 2,1 bilhões para o e-commerce, uma alta de 10,3% em relação à 2016. O crescimento é resultado de vários fatores, mas principalmente do investimento em tecnologia para suportar os picos de acessos e foi exatamente isso que a Printi fez ao modernizar sua infraestrutura tecnológica e aumentar quatro vezes a taxa de conversão durante última Black Friday.

Desafio

  • Construir um ambiente de TI escalável, especialmente em situações com um grande número de visitas;
  • Corrigir riscos de indisponibilidade nos processos de impressão, reduzir falhas operacionais e melhorar a experiência dos consumidores com a companhia.

Solução 

  • Migração do ambiente para a Nuvem da Amazon Web Services (AWS);
  • Gerenciamento de Workload Dinâmico 24×7.

Impacto

  • A estabilidade conquistada com o projeto evitou que o e-commerce da Printi ficasse fora do ar durante uma das mais importantes datas para o varejo, em termos de vendas;
  • Rapidez de resposta do portal, a navegação ficou mais fluída e consequentemente, mais negócios foram fechados.

Migração em três meses

O projeto de migração da Printi durou três meses e terminou em setembro de 2017, a tempo de entregar uma estrutura totalmente estável para a Black Friday. A primeira etapa foi focada na análise do ambiente, seu funcionamento e capacidade de acesso e, a partir disso, foi desenvolvida uma arquitetura que permite que novas aplicações sejam colocadas em um servidor também novo e não mais nos que já existem.

Além de conseguir uma performance sólida, a Printi também obteve uma significativa redução de custos. A Mandic Cloud optou por manter o funcionamento do ambiente em nuvem na AWS, na região de São Paulo, porém criou uma nova estrutura na região da Virgínia, nos Estados Unidos. Tudo isso, levando em consideração a escalabilidade e segurança.

A adoção de novas aplicações também foi otimizada. Hoje, em cerca de 20 minutos, é possível ter uma máquina virtual operando. Para o futuro, está prevista uma nova arquitetura para o sistema interno, que vai melhorar gestão da produção e gerar mais negócios. Além disso, a Printi tem uma demanda sazonal e em alguns períodos do ano, como em janeiro, por exemplo, os pedidos de produtos gráficos via empresas sobe consideravelmente. Esses aumentos exigem que a performance da plataforma seja elástica, aumentando e diminuindo a capacidade de processamento conforme os acessos – essa dinâmica reflete diretamente nos custos, porque tudo é cobrado por máquinas em operação.

Depoimento

"A parceria com a Mandic Cloud e Rivendel nos mostrou que poderíamos evoluir a infraestrutura de TI, incluindo o nosso e-commerce. E como estamos em processo de expansão no Brasil e nos Estados Unidos, contar uma plataforma estável e escalável é essencial para termos uma base sólida que sustente esse plano de crescimento. Muito mais que parceiros de tecnologia, os profissionais são nossos consultores de negócios"
Fábio Costa, líder de tecnologia e desenvolvimento da Printi

Clientes e Cases de sucesso na nuvem

Serviços de Nuvem Mandic Case: Diin
Case: Diin
Desafio:

Suportar o ritmo de crescimento acelerado; Garantia de disponibilidade aos clientes; Reduzir volume de trabalho para equipe focar no negócio.

Resultado:

Infraestrutura 100% baseada em código; arquitetura em microsserviços; sustentação do ambiente AWS; competitividade para a empresa.

Serviços Nuvem Mandic Case: Futebolcard
Case: Futebolcard
Desafio:

Ter disponibilidade em acessos simultâneos.

Resultado:

Estabilidade em um pico de 10 mil vendas de ingressos em menos de um minuto; mais de 380 requisições por segundo passando na plataforma VMware.

Serviço em Nuvem Mandic Case: Printi
Case: Printi
Desafio:

Aplicações precisavam passar por modernização e ajustes; mudança da arquitetura monolítica para microsserviços.

Resultado:

Serviços independentes que são executados em processos separadamente; fluxo contínuo de entregas; implantações rápidas e constantes; formato ágil de desenvolvimento.

Serviços Nuvem Mandic Case: KOIN
Case: KOIN
Desafio:

Complexa interação com a plataforma de análise de crédito; tempo de resposta durante a análise de crédito; ambientes sensíveis de tecnologia e infraestrutura em nuvem;

Resultado:

Ambientes mais seguros; estabelecimento de uma cultura de devops; aumento da eficiência da arquitetura de TI; realização de deploys em segundos, sem intervenção manual.

Serviços Profissionais em Cloud

Com entrega de consultoria baseada nos principais métodos e práticas de mercado, os Especialistas Mandic Cloud evidenciam e aceleram os resultados e impacto de transformação da área de tecnologia nas empresas com planejamento, implantação/migração e sustentação de workloads com gerenciamento na nuvem com o uso de automação, melhores práticas em DevOps e Engenharia de Dados para a Transformação Digital dos negócios.

Fale com o Comercial

Os Arquitetos de Soluções em Cloud Computing estão aguardando seu contato para auxiliar sua empresa a obter o máximo de benefícios da tecnologia de Computação em Nuvem, com uma proposta comercial adequada para o seu segmento de negócio! Preencha o formulário a seguir e receba o contato de um Especialista Mandic.
Canal Exclusivo para contratação de Serviços de Nuvem.
Atenção! Dúvidas técnicas e de cobrança NÃO SERÃO respondidas nesse canal, acesse a nossa Wiki ou abra um Chamado.
Utilize o campo de mensagem para descrever suas dúvidas.
Canal exclusivo para atendimento de Vendas. Utilize os canais oficiais:


ou

Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Ao enviar este formulário, você concorda com nossas Políticas de Privacidade e que os dados coletadas podem ser processados e armazenadas para que nós possamos atendê-los de acordo. Por favor, verifique nossa Política de Privacidade para mais detalhes.
Fale com Especialista
Selecione
Suporte Técnico
Exclusivo para contato comercial
Boleto, Cobrança e Faturas
Sugestões, Dúvidas e Reclamações