Case: Printi

Projeto de ambiente de TI escalável

Printi aumenta taxa de conversação em seu e-commerce com migração tecnológica

Fundada em 2012, a gráfica online Printi possui um modelo de negócios disruptivo e tem na tecnologia o seu diferencial competitivo, já que todas as máquinas de impressão estão conectadas à internet e a rede também é o seu principal canal de vendas. Na loja online, o próprio cliente customiza seu pedido – entre os itens estão, cartão de visita, caneta e camiseta – que é enviado automaticamente para a impressora, sem interação humana.

Anteriormente, a Printi não possuía um ambiente escalável e em situações com um grande número de visitas, o ambiente corria risco de indisponibilidade, podendo afetar também os processos de impressão. A instabilidade podia gerar falhas operacionais que impactavam diretamente a experiência dos consumidores com a companhia.

A Printi entendeu que tanto na Black Friday, como na operação rotineira, ter estabilidade é a palavra de ordem.

A Black Friday está ganhando cada vez mais força no mercado brasileiro e segundo dados da Ebit, em 2017, o faturamento foi R$ 2,1 bilhões para o e-commerce, uma alta de 10,3% em relação à 2016. O crescimento é resultado de vários fatores, mas principalmente do investimento em tecnologia para suportar os picos de acessos e foi exatamente isso que a Printi fez ao modernizar sua infraestrutura tecnológica e aumentar quatro vezes a taxa de conversão durante última Black Friday.

Desafio

  • Construir um ambiente de TI escalável, especialmente em situações com um grande número de visitas;
  • Corrigir riscos de indisponibilidade nos processos de impressão, reduzir falhas operacionais e melhorar a experiência dos consumidores com a companhia.

Solução

  • Migração do ambiente para a Nuvem da AWS;
  • Gerenciamento de Workload Dinâmico 24×7.

Impacto

  • A estabilidade conquistada com o projeto evitou que o e-commerce da Printi ficasse fora do ar durante uma das mais importantes datas para o varejo, em termos de vendas;
  • Rapidez de resposta do portal, a navegação ficou mais fluída e consequentemente, mais negócios foram fechados.

Migração em três meses

O projeto de migração da Printi durou três meses e terminou em setembro de 2017, a tempo de entregar uma estrutura totalmente estável para a Black Friday. A primeira etapa foi focada na análise do ambiente, seu funcionamento e capacidade de acesso e, a partir disso, foi desenvolvida uma arquitetura que permite que novas aplicações sejam colocadas em um servidor também novo e não mais nos que já existem.

Além de conseguir uma performance sólida, a Printi também obteve uma significativa redução de custos. A Mandic Cloud optou por manter o funcionamento do ambiente em nuvem na AWS, na região de São Paulo, porém criou uma nova estrutura na região da Virgínia, nos Estados Unidos. Tudo isso, levando em consideração a escalabilidade e segurança.

A adoção de novas aplicações também foi otimizada. Hoje, em cerca de 20 minutos, é possível ter uma máquina virtual operando. Para o futuro, está prevista uma nova arquitetura para o sistema interno, que vai melhorar gestão da produção e gerar mais negócios. Além disso, a Printi tem uma demanda sazonal e em alguns períodos do ano, como em janeiro, por exemplo, os pedidos de produtos gráficos via empresas sobe consideravelmente. Esses aumentos exigem que a performance da plataforma seja elástica, aumentando e diminuindo a capacidade de processamento conforme os acessos – essa dinâmica reflete diretamente nos custos, porque tudo é cobrado por máquinas em operação.

Depoimento

"A parceria com a Mandic Cloud nos mostrou que poderíamos evoluir a infraestrutura de TI, incluindo o nosso e-commerce. E como estamos em processo de expansão no Brasil e nos Estados Unidos, contar uma plataforma estável e escalável é essencial para termos uma base sólida que sustente esse plano de crescimento. Muito mais que parceiros de tecnologia, os profissionais são nossos consultores de negócios"
Fábio Costa, líder de tecnologia e desenvolvimento da Printi

Fale Conosco

Onde quer que você esteja em sua jornada para cloud, temos a experiência e o conhecimento para transformar seu negócio. Por mais de 30 anos, a Mandic tem ajudado organizações complexas e de alto padrão a adotar tecnologias de ponta para resolver desafios e criar novas oportunidades.
Deixa a complexidade com a Mandic e concentre-se no seu negócio. Nós entraremos em contato com você o mais rápido possível!
Sou cliente e preciso de ajuda clique aqui.
suporte técnico | suporte financeiro
Utilize o campo de mensagem para descrever suas dúvidas.
ATENÇÃO!

Dúvidas técnicas e de cobrança NÃO SERÃO respondidas nesse canal. Utilize os canais abaixo:

1) Acesse a nossa Wiki ou abra um Chamado

2) Sempre utilize os canais oficiais:
suporte técnico | suporte financeiro | vagas Mandic

Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Ao enviar este formulário, você concorda com nossas Políticas de Privacidade e que os dados coletadas podem ser processados e armazenadas para que nós possamos atendê-los de acordo. Por favor, verifique nossa Política de Privacidade para mais detalhes.
Vamos Conversar