Case: Fulltime

Fulltime otimiza plataforma de rastreamento de frotas com apoio da Mandic Cloud Solutions

Melhora do ambiente de nuvem permite gerenciamento de dezenas de terabytes de dados com performance 63% mais rápida

A Fulltime é líder em soluções de monitoramento e rastreamento de frotas para o mercado B2B. Com mais de 10 anos no mercado e clientes em toda a América Latina, a companhia oferece dispositivos e softwares para empresas rastreadoras de veículos. Seus mais de 3 mil parceiros atuam na venda de seus respectivos serviços aliados à plataforma Fulltrack, por meio da qual são gerados relatórios sobre o veículo pela Fulltime (visão geral), pela parceiro (visão geral de seus clientes) e pelo cliente final. Os registros trazem informações sobre o nível de combustível, aceleração máxima, distância e perímetros percorridos, entre outros indicadores. Ao todo, a Fulltime conta com 150 mil equipamentos instalados em 32 países.

Desafios

  • Redefinir a hospedagem de dados na plataforma Fulltrack
  • Suportar o aumento das demandas
  • Melhorar a entrega de serviços (SLA) e a análise de dados
  • Gerar relatórios para o cliente final com período de análise superior a 3 meses

Solução Proposta

  • Consultoria, implantação, migração e sustentação (metodologia CIMS) do ambiente de nuvem
  • Mão-de-obra especializada, infraestrutura de qualidade e licenciamento dos produtos
  • Revisão de contratação de soluções Amazon Web Services (AWS) seguindo as práticas de arquitetura definidas pelo Well-Architected Framework
  • Análise do modelo de infraestrutura como serviço (infrastructure as a service – IaaS)

Impacto

  • Redução de 60% em custos
  • Ganho de 63% em agilidade na performance da Fulltime
  • Atualização do modelo de infraestrutura com visão mais voltada para software como serviço (software as a service – SaaS)
  • Automação de processos e foco nos objetivos de negócio

Dessa forma, a Mandic Cloud que possui as principais certificações de qualidade, como ISO 20.000 e PCI-DSS e é reconhecida como AWS Managed Service Provider (MSP), trabalhou na construção de uma arquitetura moderna e inteligente para a migração do ambiente de produção da Fulltime, do qual é responsável pela sustentação. O novo ambiente conta com uma plataforma de computação sem servidor e orientada a eventos do sistema (AWS Lambda) e é integrada a serviços como: AWS Glue e  Amazon Kinesis Firehose (garantem estrutura e organização das informações); bancos de dados como serviço (Amazon Redshift, Amazon Redshift Spectrum, Amazon S3 e AWS Glacier – para dados mais recentes ou mais antigos); Amazon CloudWatch (para alertas); Amazon SNS (para filas dados);  e Amazon Elastic Search (para identificação de tendências, insights e melhora de performance).

No modelo, o banco de dados é gerenciado pela própria AWS e o sistema gera um fluxo de informações que auxiliam na tomada de decisão.  A perspectiva da Fulltime é que, neste modelo, a análise ROI é mais abrangente, pois o time gestor pode sair do foco operacional para se dedicar a estratégias de negócios da empresa.

Antes ficávamos preocupados com correção, havia entre 20 e 30 reclamações diárias em relação a extração relatórios. Hoje, não há mais, e podemos trabalhar para entender o mercado e buscar coisas novas”, declara Fernando Machado, gerente de Infraestrutura da Fulltime.

O produto Fulltrack é modulado e, com a infraestrutura ajustada, a companhia pretende avaliar todos os módulos para otimizar os processo e entregar mais. Além disso, deve desenvolver outros produtos externos que se integram à plataforma como novos diferenciais. “A tecnologia é o meio para progredir e continuar melhorando. O time de dados Mandic é essencial para nos apoiar na análise que garante a melhor performance do ambiente. Estamos satisfeitos com a parceria”, completa Machado.

A Mandic Cloud Solutions é líder na gestão de ambientes em nuvem e referência brasileira em gestão de cloud corporativa e faz parte do AWS Partner Network (APN) com nível Advanced.

Depoimento

"Agora, os relatórios são gerados de maneira assíncrona em um intervalo definido pelo cliente. O formado sob demanda nos ajuda a melhorar a experiência e engajamento em relação aos produtos da empresa e otimiza nossa performance para atender às demandas crescentes."
Fernando Machado, gerente de Infraestrutura da Fulltime

Clientes e Cases de sucesso na nuvem

Serviços de Nuvem Mandic Case: Afilio
Case: Afilio
Desafio:

- Migrar aplicação para AWS - Obter ganhos de qualidade de serviço - Obter melhor time-to-market - Indisponibilidade em picos de acessos (Black Friday) - Má qualidade dos serviços do DC - Processos de deployment manuais

Resultado:

- Arquitetura escalável e com alta disponibilidade - Infraestrutura segura - Processos de deployment automatizados - Visibilidade de segurança e performance da aplicação

Serviços Nuvem Mandic Case: Schneider Electric
Case: Schneider Electric
Desafio:

Disponibilidade do sistema;

Resultado:

Muitos clientes usam os dados monitorados para fazer uma gestão operacional e controlar os gastos com energia elétrica de maneira assertiva e eficiente.

Serviços Profissionais em Cloud

Com entrega de consultoria baseada nos principais métodos e práticas de mercado, os Especialistas Mandic Cloud evidenciam e aceleram os resultados e impacto de transformação da área de tecnologia nas empresas com planejamento, implantação/migração e sustentação de workloads com gerenciamento na nuvem com o uso de automação, melhores práticas em DevOps e Engenharia de Dados para a Transformação Digital dos negócios.

Fale com o Comercial

Os Arquitetos de Soluções em Cloud Computing estão aguardando seu contato para auxiliar sua empresa a obter o máximo de benefícios da tecnologia de Computação em Nuvem, com uma proposta comercial adequada para o seu segmento de negócio! Preencha o formulário a seguir e receba o contato de um Especialista Mandic.
Canal Exclusivo para contratação de Serviços de Nuvem.
Sou cliente e preciso de ajuda clique aqui.
Para sugestões, dúvidas e Reclamações clique aqui. .
Utilize o campo de mensagem para descrever suas dúvidas.
ATENÇÃO!

1) Dúvidas técnicas e de cobrança NÃO SERÃO respondidas nesse canal.

2) Acesse a nossa Wiki ou abra um Chamado

3) Sempre utilize os canais oficiais:
 ou 

Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Ao enviar este formulário, você concorda com nossas Políticas de Privacidade e que os dados coletadas podem ser processados e armazenadas para que nós possamos atendê-los de acordo. Por favor, verifique nossa Política de Privacidade para mais detalhes.